Igrejas históricas de Curitiba

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os padres redentoristas chegaram ao Paraná por volta de 1945, estes usaram a pequena igreja da família Leão, situada na Avenida João Gualberto e dedicada a Nossa Senhora da Glória. Em 1960 foi realizada a primeira novena que contava com 60 pessoas. Com o aumento do número de fiéis, fez-se necessária à construção de uma igreja maior. O local onde está atualmente a igreja pertencia na época à colônia portuguesa que ali iria construir a Praça de Portugal.






Conforme acordo entre a Prefeitura de Curitiba e a colônia, foi cedido o local para sua construção. Suas obras foram iniciadas em 1966 e concluídas em 1969. A execução do projeto é do engenheiro Kassai. Seu estilo é oriental moderno, de linhas arrojadas e com uma imensa cúpula. Sua torre é separada do prédio da igreja e as paredes são em pedra-ferro, com o interior funcional. Na sala ao lado direito da entrada, existem cadeiras especiais para as mães sentarem com seus filhos no colo durante a novena. O quadro original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teria sido pintado, segundo a versão tradicional, por São Lucas.





Foi venerado durante muitos anos na Igreja de Santa Sofia, transformada numa mesquita em Constantinopla, hoje Istambul. Este quadro foi destruído, ficando, porém, algumas cópias do original. Seu estilo é bizantino e traz Maria, Mãe de Jesus, o Menino Deus e os arcanjos São Gabriel e São Miguel. Tel. (0xx41) 253-2031. Localiza-se na Praça Portugal, s/nº em frente ao Estádio Couto Pereira - Alto da Glória.





   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Curitiba http://www.curitibatur.com.br
Política de privacidade