Teatros em Curitiba

Teatro Guaíra: Antigo Theatro São Theodoro, em homenagem a Theodoro Ébano Pereira, foi inaugurado em 1884, na Rua Dr. Muricy, onde hoje está a Biblioteca Pública do Paraná. No período da Revolução Federalista (1893-1895), serviu de prisão política para os desafetos de Gumercindo Saraiva durante as desavenças entre Picapaus e Maragatos. Só voltou a funcionar em 1900 quando passou a adotar o nome de Teatro Guayrá, na linguagem indígena "não passarás adiante", nome que homenageava também o salto do Rio Paraná. Foi demolido em 1935, e em 1952, iniciou-se a construção do novo teatro, situado entre as Ruas XV de Novembro, Conselheiro Laurindo, Tibagi e Amintas de Barros. A construção fazia parte das comemorações do Centenário de Emancipação Política do Estado, em 1953. O pequeno auditório, o Salvador de Ferrante, foi inaugurado em 1954. Em 1970, o teatro é atingido por grande incêndio que destruiu o seu teto, danificou noventa por cento dos seus vidros, comprometeu toda a estrutura de concreto armado da platéia do grande auditório.






Seria inaugurado naquele ano, mas em decorrência disto, sua inauguração foi quatro anos após, em 1974, com a montagem da peça "Paraná, Terra de Todas as Gentes". Possui três salas de espetáculos; a Bento Munhoz da Rocha Neto, com 2173 lugares, o pequeno auditório Salvador de Ferrante ou "Guairinha", com capacidade para 504 espectadores e o último, Glauco Flores de Sá Brito, ou mini-auditório, com capacidade para 113 espectadores. O projeto arquitetônico do teatro é de Rubens Meister. O grande auditório é considerado um dos maiores da América Latina em tamanho e equipamentos, com seis vagões elevadores de palco, poço de orquestra elevadiço, dentre outras aparelhagens que permitem trocar de cenários em alguns segundos. Na entrada sobre as portas principais, existe um painel em alto-relevo de autoria de Poty Lazzarotto. O teatro mantém nos seus vários setores, Balé Teatro Guaíra, Companhia de Dança e a Orquestra Sinfônica do Paraná, além de outras atividades como a Escola de Dança e o Teatro de Bonecos. O Teatro Guairá é roteiro dos grandes espetáculos nacionais e internacionais. As visitas devem ser previamente agendadas.Tel. (0xx41) 304-7999/304-7940. Localiza-se na Rua XV de Novembro, 971





Teatro Paiol: Construído no período de 1905-1906, tinha por finalidade abrigar um depósito de pólvora. Foi transformado e modificado por diversas vezes, sendo que após 1917 abrigou os arquivos municipais. Mais tarde funcionou como sede de uma Diretoria encarregada de preparar o asfalto para a pavimentação das ruas. Foi restaurado pelo arquiteto Abrão Assad, que procurou manter suas características, com traços arquitetônicos romanos em forma circular. O prédio foi inaugurado como teatro em 1971, com show de Vinícius de Moraes. Sua capacidade é para 220 espectadores. Tel. (0xx41) 213-1340. Localiza-se na Rua Coronel Zacarias, s/n° - junto à Praça Guido Viaro - Prado Velho. Horário de visitação: diariamente das 13h às 19h.





   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Curitiba http://www.curitibatur.com.br
Política de privacidade